Alguns trabalhadores podem sobrecarregar mais o quadril do que outras. Ao longo dos anos, a pessoa sofre com dores fortes e frequentes que reduzem significativamente a sua qualidade de vida.
O desgaste das articulações pode começar já na faixa dos 20 ou 30 anos, mesmo que sem apresentar sintomas. Veja abaixo algumas das profissões mais propensas a causarem problemas no quadril:
⦁ Atletas profissionais: artrite nos quadris é um diagnóstico muito comum nos esportistas que correm, pulam, caem, chutam, se torcem e retorcem para atingir alta performance.
⦁ Professores/comerciantes: normalmente esses profissionais passam o dia todo (ou grande parte dele) em pé, sobrecarregando inicialmente pés e pernas e, posteriormente, quadris. Nesses casos, os sapatos de salto alto são grandes vilões, levando a comprometimentos inclusive da coluna.
⦁ Operários: movimentos repetitivos ao longo dos anos aumentam o risco de artrose devido pressão estressante e desgaste acelerado das cartilagens, o que pode resultar em dores intensas.
⦁ Motoristas: nesta profissão, a pessoa passa muitas horas sentada – e geralmente numa posição nada ideal. Ao longo do tempo, os problemas de quadril vêm com a perda do tônus muscular.
⦁ Músicos/dançarinos: assim como atletas de alta performance, esses profissionais se submetem a intensas rotinas de treinos com movimentos repetitivos para atingirem a perfeição. O excesso pode castigar as articulações e o quadril pode ser uma das mais afetadas.
⦁ Profissionais de saúde: normalmente possuem longas jornadas de trabalho, geralmente inclinados sobre seus pacientes durante todo o atendimento. Com isso, a pressão no quadril pode se intensificar ao longo dos anos
⦁ Executivos: aqui não fazemos distinção de área – quem passa muitas horas por dia sentado à frente de um computador é um sério candidato a desenvolver artrite e problemas de quadril por ficar tanto tempo na mesma posição.
A prevenção vem com dieta equilibrada para evitar sobrepeso, exercícios físicos para fortalecimento dos músculos e atenção à postura. Além disso, a consulta regular com ortopedista é essencial para evitar danos causados pelos movimentos feitos no dia a dia, como os relacionados às profissões.
Caso você já esteja sofrendo com dores no quadril, procure o IQG para um tratamento adequado!
Instituto do Quadril de Goiás – Todos os direitos reservados